sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor

Assim foi a sexta-feira.....provérbios

Começou assim: Me exaltei,falei o que não devia,como consequência,discussão.


"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
(provérbio chinês)

Passo por algumas provações no meu dia-a-dia... 

"Os que não se submetem às picadas das abelhas, não podem também desfrutar dos favos de mel. "
(Provérbio Japonês )


No entanto,Deus está comigo,somado ao carinho e ombro amigo do meu amor que me amparou e o conforto espiritual que fui buscar e recebi...

"Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
(provérbio chinês)

...por fim o aconchego do lar,o banho que revigora o corpo,o alimento que sustenta e o descanso devido fizeram com que, as aflições do dia se transformassem em bálsamo.Axé!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mineiros...Não comentar sobre o sucesso da operação de resgate dos Mineiros no Chile seria uma infâmia.

                   O ano de 2010 dos Chilenos iniciou com uma tragédia na madrugada de 27 de fevereiro com um intenso terremoto, acompanhado de um tsunami que destruiu vasta região ao sul do país.
Nem bem os chilenos se refaziam destas tragédias, ocorre um desabamento que sepulta 33 mineiros em uma mina no norte do país.
Apenas no décimo sétimo dia havia notícias dos mineiros e as imagens de dor dos familiares prenunciavam mais uma tragédia. No entanto, podemos dizer que aconteceu um milagre - os 33 homens foram descobertos com vida.
Inicia-se a partir de então o desafio de retirá-los da mina. Para tal, surgiu a ideia da  construção de um duto para extraí-los, depositando tal projeto em mãos de engenheiros e técnicos.Neste ínterim,os mineiros  tiveram que suportar  adversidades,por outro lado principiou uma corrente  de  solidariedade de socorristas e apoio dos familiares , enquanto os engenheiros organizavam a operação de resgate. 
Na madrugada do dia 13 de outubro acompanhado por milhões de pessoas em todo o planeta, deu início o resgate dos mineiros presos na mina San José há 70 dias, em Copiapó, no Chile. O resgate ocorreu sem transtornos, o primeiro a sair foi Florêncio Ávalos, 31 anos, por volta das às 0h10, após 15 minutos de operação, sendo içado pela cápsula Fenix II e os trabalhados devem ser finalizados em até 48 horas.
Foi um êxito a operação de resgate que representa para o Chile uma injeção de otimismo, além de mostrar o avanço de sua tecnologia e o competência de seus profissionais na era de Sebastián Piñera,presidente do país.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

De tudo ao meu amor serei atento...

                                        
Meu grande amor, gostaria de escrever uma homenagem bem legal,diferente de tudo que já escrevi e falei. Uma mensagem sem rasuras ou uma única gota de tristeza molhando suas letras. Que ao lê-la teu coração pulsasse mais rápido, teus olhos brilhassem mais e teus lábios pudessem sorrir, comovidos. Uma mensagem simples, mas espontânea, que te deixasse um pouco mais feliz e sorridente! Queria encher esse blog de flores, de estrelas, de sorrisos e de palavras significativas, ao nível do teu merecimento. Queria pôr dentro desse blog todos os corações que te amam incondicionalmente. E depois nós iríamos fazer uma festinha bem íntima, para comemorarmos o acontecimento (bem nós fizemos,pela manhã...rsrsrs). É muita pretensão, mas eu queria isto tudo e muito mais, porque te quero muito bem,porque te amo! Para ser original, não comprei um baita presentão para te dar,pois as lojas não se renovam, os cartões de aniversário não mudam! Tudo é sempre igual ... tão repetitivo. E até porque, miserável de mim, não teria sequer como fazê-lo chegar a ti. Daí, resolvi te dar algo que ninguém mais pode te dar, porque não tem na loja, não cabe num cartão, e nem existe na seleção de cartões da "net". O meu presente de aniversário é o que tenho de mais precioso " é um pouco de mim" para você. É uma chavezinha especial que abre o cofre interior, onde se encontra tudo que há em mim de mais puro, verdadeiro, sagrado e pessoal. Essa chavezinha não é de ouro, mas tem valor imenso, porque vai embrulhada com aquela vontade de te ver sempre feliz. Se quiser, pode chamar AMIZADE ou, mais apropriadamente ainda, AMOR. Que esta felicidade que te desejo hoje te acompanhe sempre, sempre. Que bom que você existe. Que bom que você é muito importante para mim. E como é maravilhoso fazer parte do rol daqueles que você quer bem. Se você não existisse em minha vida, haveria um vazio enorme em mim, no tempo e no mundo. Tenho certeza que Deus subscreve, sorrindo, tudo o que acabei de escrever...!


  

Feliz Aniversário, Meu Amor !


E como não poderia deixa de ser....

Soneto de Fidelidade


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tenho):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


                                                               Vinicius de Moraes

Homenagem ao Dia da Padroeira do Brasil




Hoje é o dia em que comemoramos o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida,que pelas mãos de pescadores  foi encontrada no Rio Paraíba, em 1717, e até hoje as graças de Nossa Senhora Aparecida são aclamadas por um exército de fiéis que dedicam a santa uma devoção semelhante ao afeto que nutrem pelas mães biológicas.Em todo o país a comemoração assume diversas formas e proporções. Este é o momento em que a fé ganha força e destaque, para pedirmos bênçãos a Deus e a Nossa Senhora para que ilumine nosso caminho.


Ó, virgem santa, rogai por nós,junto a Deus Pai e livrai-nos do mal e das dores

Abençoa nossas casas, o pão nosso,a luz de toda manhã e o amor

Ilumina mãezinha a cabeça dos homens e que o bem sempre aconteça.




Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 13 de julho de 1990, completou 20 anos .

Podemos dizer que é uma lei inovadora e  já serviu de modelo para vários países.

O Estatuto traz o princípio da proteção integral,ou seja, o menor passou a ser tratado como sujeito de direitos que devem ser protegidos pelo Estado.

O ECA regulamenta o artigo 227 da Constituição, que impõe ao Estado, aos familiares e à sociedade o dever prioritário de assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, e de protegê-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.(Marcos Fontoura)

Mas, apesar dos 20 anos de vigência, o Estatuto da Criança e do Adolescente não vem sendo plenamente aplicado.

Para o juiz-corregedor,Cláudio Daltro, chefe da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, o principal entrave para sua plena aplicação é a desigualdade social, que provoca uma série de problemas e coloca em risco a criança e o adolescente, como é o caso dos que vivem nas ruas.

O magistrado entende que somente a legislação não basta para resolver o problema. É preciso, segundo ele, que seja definida a questão como prioridade para elaboração de políticas públicas pelo Estado.(Marcos Fontoura)

 Em conclusão,é preciso avançar mais...

Homenagem ao Dia das Crianças

Cores,alegria,travessuras,brincadeiras,brinquedos,diversão,família,amor,afeto,carinho,cuidado gerais,educação,saúde,religião etc.Estes e muito mais deveriam ser o universo das crianças brasileiras e do mundo.A dura realidade das crianças em todo o mundo é a exploração sexual,a pedofilia,a violência doméstica,a fome,os maus tratos,o descaso,a tristeza,o abandono,a miséria,a falta de amor,a falta de alimentação adequada,educação,lazer e cuidados com a saúde.Enfim,uma realidade miserável pela ausência de amor,ausência de bens materiais ou excesso de bens materiais e consumismo,além das crianças que vivem a margem da criminalidade,da malandragem, das drogas,das armas, de pais viciados,pais ausentes ou famílias desestruturadas,além de sofrerem os mais diversos tipos de discriminação,invisibilidade e bullying,sendo assim um universo deplorável !


É difícil comemorar este dia das crianças,embora todos os dias devessem ser dia das crianças,do idoso,da mãe,do pai etc.É difícil ver que,por exemplo o Estado Brasileiro por meio da legislação não garante o que se propõe,então,a letra da lei é letra morta.
Este ano comemora-se 20 anos de vigência do  Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) , que tem por objetivo à garantia dos direitos fundamentais tais como: vida e saúde; convívio familiar e comunitário; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção no trabalho; além de liberdade, respeito e dignidade.


Os desafios são muitos,os avanços trazidos por tal lei são poucos,bem como a eficácia dos direitos  que garante,mesmo porque só a lei não muda a realidade acima descrita e conhecida por todos nós.É necessário uma ação efetiva dos governantes,da sociedade brasileira e do Estado no que tange ao respeito e cumprimento do princípio constitucional da prioridade absoluta.


Finalizo com cores e alegria! Diante o quadro negativo que conhecemos  há também o positivo,pois muitos pais  tratam seus filhos com dignidade,respeito e muito amor.

Fica registrado aqui minha homenagem as crianças do Brasil e de todo o Mundo.


Você criança,que vive a correr,
é a promessa que vai acontecer…
é a esperança do que poderíamos ser…
é a inocência que deveríamos ter…

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,corre, pula e grita
mostra ao mundo,como se deve viver
cada momento, feliz,como quem acredita
em um mundo melhor que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,que um dia vai crescer!
É a promessa,que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver…
e também aprender a ser…


sugestão de leitura:



Motivos...

Amo a vida!

Me regozijo em compartilhar, socializar, são os meus verbos prediletos, além do verbo Amar.

Motivo este, que aos 12 dias do mês de outubro,aos 38 anos anos resolvi abrir este blog, este canal de comunicação.

As postagens terão os seguintes focos:citações de músicas e literatura, poesias,reportagens,fotos,curiosidades,
comentários pessoais e impessoais,coisas do coração,do amor e da vida.Aqui ou em breve (ainda não decidi) quero postar coisas sobre Direito,umas das minhas paixões também,além da minha tão amada literatura,poesia e música.

Este dia foi quase que escolhido.Digo quase, porque iniciei meu desejo de abrir este blog no dia 8,sexta-feira.Iniciei,alterei,parei e resolvi retomar com tranquilidade neste dia que  para mim é muito especial por vários motivos que exporei a seguir.

Dia das Crianças ! Eu particularmente tenho 3 (três). Se as minhas amadas crianças lerem este post, eles dirão quase impacientemente : "Mãe nós NÃO somos mais crianças, somos adolescentes" .E eu rebaterei que este argumento para esta mãe, nunca será válido,pois os meus amores adolescentes sempre serão minhas adoráveis crianças.

Dia da  Padroeira do Brasil,a nossa Senhora da Conceição.

E dia do aniversário do meu grande amor.

De volta ao começo


Um breve "retrato" de quem escreve neste blog:

Sou sal e doce
generosa,amorosa,leal,amiga,
afetuosa,impaciente,impulsiva
dinâmica,inconstante,
persistente,sensata,
mãe que ama seus filhos
mulher que  ama um homem
criatura que ama sua família e os amigos
pessoa que batalha,que trabalha,
que muito lê,que estuda,
que vibra pela vida,que é vida
que torce -Timão
que gosta de cinema ,livros,música,literatura e poesia
que gosta das coisas do céu,da terra e do mar
que crê em Deus,no Mestre Jesus,nos Anjos,Arcanjos e nos Orixás.