terça-feira, 12 de outubro de 2010

Homenagem ao Dia das Crianças

Cores,alegria,travessuras,brincadeiras,brinquedos,diversão,família,amor,afeto,carinho,cuidado gerais,educação,saúde,religião etc.Estes e muito mais deveriam ser o universo das crianças brasileiras e do mundo.A dura realidade das crianças em todo o mundo é a exploração sexual,a pedofilia,a violência doméstica,a fome,os maus tratos,o descaso,a tristeza,o abandono,a miséria,a falta de amor,a falta de alimentação adequada,educação,lazer e cuidados com a saúde.Enfim,uma realidade miserável pela ausência de amor,ausência de bens materiais ou excesso de bens materiais e consumismo,além das crianças que vivem a margem da criminalidade,da malandragem, das drogas,das armas, de pais viciados,pais ausentes ou famílias desestruturadas,além de sofrerem os mais diversos tipos de discriminação,invisibilidade e bullying,sendo assim um universo deplorável !


É difícil comemorar este dia das crianças,embora todos os dias devessem ser dia das crianças,do idoso,da mãe,do pai etc.É difícil ver que,por exemplo o Estado Brasileiro por meio da legislação não garante o que se propõe,então,a letra da lei é letra morta.
Este ano comemora-se 20 anos de vigência do  Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) , que tem por objetivo à garantia dos direitos fundamentais tais como: vida e saúde; convívio familiar e comunitário; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção no trabalho; além de liberdade, respeito e dignidade.


Os desafios são muitos,os avanços trazidos por tal lei são poucos,bem como a eficácia dos direitos  que garante,mesmo porque só a lei não muda a realidade acima descrita e conhecida por todos nós.É necessário uma ação efetiva dos governantes,da sociedade brasileira e do Estado no que tange ao respeito e cumprimento do princípio constitucional da prioridade absoluta.


Finalizo com cores e alegria! Diante o quadro negativo que conhecemos  há também o positivo,pois muitos pais  tratam seus filhos com dignidade,respeito e muito amor.

Fica registrado aqui minha homenagem as crianças do Brasil e de todo o Mundo.


Você criança,que vive a correr,
é a promessa que vai acontecer…
é a esperança do que poderíamos ser…
é a inocência que deveríamos ter…

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,corre, pula e grita
mostra ao mundo,como se deve viver
cada momento, feliz,como quem acredita
em um mundo melhor que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,que um dia vai crescer!
É a promessa,que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver…
e também aprender a ser…


sugestão de leitura:



Nenhum comentário:

Postar um comentário